Blogagem coletiva de receitas: São João

Moro na Inglaterra, mas sou de Campina Grande – Paraíba, cidade conhecida nacionalmente pelo seu São João:
O São João de Campina não resume-se ao Parque do Povo (onde ocorre a grande festa e eu fui muitas vezes, mas enjoei), a festa junina está no sangue do campinense que faz bandeirinhas para decorar sua casa, faz fogueira em frente ao lar para assar milho e jogar conversa fora com os vizinhos enquanto as crianças – devidamente caracterizadas – soltam seus fogos, traques e chuveirinhos.
Em Campina Grande a festa dura um mês inteiro, não apenas no famoso PP, mas na casa das famílias que compram centenas de espigas de milho e fazem canjicas (com aquela canelinha por cima), pamonhas, milhos cozidos… Aquelas comidas típicas quentinhas, saindo do fogão mágico da minha avó Gilda – lembro como se fosse hoje – enquanto se aproveita o clima gostoso  do inverno campinense.
 Adoro ver a pamonha caprichosamente enrolada na parte verdinha do milho. Quando criança, amava ensaiar a quadrilha e competir para ser a Rainha do Milho. Tinha medo das bombinhas que meu pai, uma criança grande, até hoje gosta de soltar.
São João para mim, uma campinense, sempre será especial. Sempre terá cara de casa da vó com meus primos e meu avô Zezito. Um beijo para minha avó Gilda, que faz uma das melhores canjicas da cidade e que mostra seu amor através do seu capricho.  Um beijo para o meu avô Zezito que fazia a maior fogueira da rua, aquela que só não era maior do que o seu coração.

Pensando nisso, fiz a comida mais simples, mas aquela que eu esperava todo o ano para comer na casa da minha avó: milho cozido. Sem receita, sem passo a passo, só a simplicidade de uma saudade enorme em forma de uma foto, uma saudade que anda maior do que nunca nos últimos dias:

Agora, as receitas das meninas – Camila do www.blogcasamila.com

(O post da Cassandra irá ao ar mais tarde por causa de problemas com o Blogger, mas não deixem de visitá-la)
E o nosso mural/mosaico/caderninho de receitas: 
Se você quer participar, mas não sabe como incluir seu link, por favor clique aqui.

Um São João maravilhoso para vocês!

Blogagem do dia 04 de julho – Tema: Receitas de Inverno