Macarronada alla puttanesca, com salada crocante e pão de alho do Jamie Oliver

Essa receita foi feita alguns meses atrás, mas eu estava guardando-a para um momento especial. Meu marido é um inglês quase italiano: aaaammmaaa massas. Por isso, sobre o tema da blogagem coletiva “Receita para prender um amor pela barriga”, só podia postar alguma receita assim, cheia de carboidratos e molho de tomates.
Vale salientar que essa receita também é do Jamie Oliver do livro Jamie’s 30 minute meals (Refeições em 30 minutos do Jamie).
Quem for mais aventureiro como eu vai se encantar com essas receitas, pois é uma mistura e explosão de sabores que poucas vezes eu provei na vida. De um lado você tem a apimentada e saborosa macarronada, de outro o pão de alho com ervas delicioso e mais ainda a salada bem azedinha e crocante, bem como os italianos comem mesmo macarrão + pão + salada. Perfeito, ficou parecendo comida de restaurante (de chef international), vale a pena provar!
Vamos deixar de papo e começar a passar a receita? Afinal, são 3 receitas em uma só, uma refeição completa!
Para ler a receita completa clique abaixo
Ingredientes para a salada
2 bulbos de funcho/erva doce (eu usei alface americano crocante, gosto mais)
1 cacho de rabanetes
1 limão siciliano
Azeite de oliva extra virgem, sal e pimenta do reino
 

Como fazer a salada
Pegue algumas folhas de alface e os rabanetes e passe no processador para ficar em pedaços medianos. Transfira para uma tigela grande e após isso esprema o suco de um limão (siciliano), adicione azeite de oliva extra virgem (eu usei cerca de uma colher de sopa ou um pouco mais), uma pitada de sal e pimenta. Em seguida, misture na salada esse molho. Prove e ajuste o sabor com mais sal, se necessário. Leve a mesa.
Esse molho de salada a base de limão, sal, pimenta do reino e azeite é o mais fácil e mais gostoso, faço sempre.



Ingredientes para o pão 
1 pão ciabatta (pão branco de origem italiana, se você não achar acho que uma boa baguete grande dá conta do recado)
1 punhado pequeno de salsinha
3 – 4 dentes de alho
Azeite de oliva, sal e pimenta do reino.

Como fazer o pão
Corte o pão em fatias de mais ou menos 2 cm de largura, mas sem cortar até o final, para que o pão continue completo, ou seja, corte-o em fatias até um pouco mais da sua metade, fazendo “entradas” no pão. Com o pão cortado, passe um pouco de azeite de oliva, sal, pimenta do reino e orégano (ou qualquer outra erva que você preferir) por cima. Corte a salsinha em pedacinhos, amasse o alho e misture a salsinha e o alho com um pouco de azeite de oliva. Com esse molho de salsinha e alho, passe por cima do pão, colocando um pouco nas “entradas” que você cortou.
Pegue o papel anti aderente e amasse-o por completo. Molhe essa bola de papel na torneira. Com a bola de papel molhado anti aderente, abra-o e coloque o pão, embrulhando o pão como um presente. Esse papel molhado fará com que o pão mantenha-se fofinho por dentro e crocante por fora. Leve para assar em 180 graus, cerca de 15 – 20 minutos.
Na receita original ele não diz um tempo certo, eu fiquei checando o pão até ele estar crocante por fora, mas ainda fofinho dentro.
 

Ingredientes para a macarronada 
500 g de macarrão
225 de atum em óleo
2 dentes de alho
1 colher de sopa de alcaparras (sem o líquido)
30g de filés de anchovas no azeite
1 – 2 pimentas vermelhas frescas (cortadas em pedacinhos)
um pequeno punhado de salsinha fresco
6 – 8 azeitonas pretas sem caroço (não usei)
Canela em pó
600g de tomates cortados (aquelas latinhas de tomates em pedaços com o suco)
1 limão

Como fazer a macarronada
1. Cozinhe o macarrão em água fervente com sal
2. Para fazer o molho, em uma frigideira grande já no fogão em fogo médio coloque o óleo do atum, as pimentas, o alho já espremido, as alcaparras e os 4 filés de anchova. Vá quebrando os filés de anchova e refogando essa mistura.
3. Na frigideira, acrescente a salsinha e misture. Deixe refogar um pouquinho e acrescente o atum (com seu óleo). Vá quebrando o atum em pedacinhos e cozinhando-o. Acrescente uma pitadinha de canela, azeitonas e misture, sempre refogando.
4. Acrescente o tomate e misture. Abaixe o fogo para que o molho vá incorporando todos esses sabores sem elevar demais a temperatura. Deixe ferver.
5.  Quando o molho começar a ferver, coloque na frigideira o macarrão cozido e misture o macarrão ao molho. O Jamie ainda acrescenta um pouco da água do macarrão a essa mistura.
6. Prove sua macarronada. Coloque-a em um prato para servir. Coloque mais salsinha cortada por cima, esprema meio limão, coloque um pouco de azeite de oliva para finalizar e, se quiser, queijo parmesão ralado na hora. Divino!

Uma das melhores refeições que eu fiz na vida! Olha o vídeo do Jamie: