Sorvete de morango com cobertura light

Uma delícia de sorvete, se você não disser que é light, ninguém vai nem desconfiar. Além disso, é fácil de fazer e super gostoso.
Dá para fazer cerca de meio pote, o pote inteiro 232,2 calorias, dividido em 3 porções razoáveis, dá 77,4 calorias por porção! E ainda tem cobertura! Bom demais para ser verdade…

Ingredientes:
400 g de morangos cortados em pedacinhos (sem o talo)
5 claras batidas em ponto de neve
Suco de meio limão (eu usei limão siciliano)
2 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão
1 copo de água
Modo de fazer:
1. Em uma panela coloque os morangos em pedaços, o suco de meio limão e apenas 1 colher do adoçante. Adicione água até cobrir os morangos. Leve para ferver por cerca de 25 minutos, mexendo eventualmente. Ficará parecido com uma geléia, apenas um pouco mais líquido.
2. Em outra panela, coloque um copo de água com 1 colher de sopa do adoçante. Leve a fervura também por cerca de 25 minutos. A água irá reduzir, claro, e o ponto certo é de fio.
3. Bata as claras em neve. Quando o fio de água com açúcar estiver pronto, acrescente essa mistura às claras em neve e bata na batedeira um pouco.
4. Após a geléia de morangos estar pronta, separe a parte sólida da líquida (eu usei uma peneira com uma bowl embaixo). A parte líquida guarde para usar como cobertura. Espere a parte mais sólida esfriar.
5. Quando os morangos da geléia (parte sólida), estiverem frios, misture com uma colher delicadamente às claras batidas em neve. Você vai achar nesse momento que não dará certo, mas acredite em mim, ficará uma delícia. Leve ao congelador por cerca de 3 a 4 horas.
6. Após 3 – 4 horas no congelador, bata o sorvete novamente na batedeira, agora sim seu sorvete ficará lindo e cremoso. Leve de volta ao congelador por mais 3 a 4 horas.
7. Sirva com a cobertura.
Fica muitoooo gostoso! Para calcular as calorias eu usei esse site aquihttp://recipes.sparkpeople.com/recipe-calculator.asp
Segundo esse site, essa receita possui por porção (rende cerca de três porções) 77.4 calorias