Sorvete de baunilha com flocos de chocolate

Para fazer a versão mais leve deve sorvete simplesmente substituí o creme de leite normal pelo light e o leite pelo leite desnatado. Ficou uma delícia, porém menos cremoso que a versão gordinha. Cremosidade é gordura, eu prefiro um sorvete menos cremoso e mais saudável do que um mais gordinho, a escolha é sua.

Rende 10 porções

Ingredientes
8 Gemas
18 quadradinhos de uma barra de chocolate meio amargo picadinhos
450 ml de Leite (ou leite desnatado)
450 ml de Creme de leite (ou creme de leite light)
1 unidade de fava de baunilha ou essência de baunilha
225 g de açúcar

Modo de fazer 
1. Em uma panela coloque o leite, o creme de leite, a fava de baunilha e APENAS METADE do açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver. Essa será sua calda.
2. Misture a outra metade do açúcar com as gemas. Coloque um pouco da calda da outra panela e mexa. Depois coloque todo o resto da calda nas gemas com açúcar. Leve ao forno novamente até engrossar.
3. Quando a calda engrossar, retire do forno, coloque em outro recipiente e leve ao freezer por 30 minutos. Após esses 30 minutos retire a calda do freezer e bata na batedeira por 5 minutos.
ATENÇÃO: Se você não achar a fava de baunilha, use essência de baunilha (a gosto, eu usei 2 colheres de chá). Retire a calda do forno e quando ela estiver fria acrescente a essência. Depois bata a calda na batedeira por 5 minutos.
4. Repita essa operação de levar ao freezer e bater mais 4 vezes.
5. Na última vez, após bater acrescente os pedacinhos de chocolate e leve ao freezer.
6. Após duas horas, retire o recipiente do freezer e mexa com uma colher a mistura, apenas para que os pedacinhos de chocolate não fiquem todos embaixo. Quanto maiores e mais pesados os pedaços de chocolate, mais eles ficarão no fundo do recipiente.
7. Leve para gelar e antes de servir deixe descongelar por 10 minutos.