Jamie Oliver em português: berinjela alla parmigiana

Receita linda, gostosa e fácil de fazer, mais uma do nosso amigo Jamie Oliver. Se você deixar o molho de tomates pronto, dá para fazer em meia horinha. Foi a primeira vez que comi berinjela na minha vida (traumas de infância) rs rs. Ficou uma delícia!!! Receita do Jamie Oliver, como sempre, aprovada. Nem dá para sentir o sabor da berinjela!

Serve: 4 pessoas

Ingredientes:
2 berinjelas grandes e firmes
1 cebola
1 dente de alho amassado
Orégano a gosto (eu usei cerca de meia colher de sopa)
Azeite de Oliva ou óleo
Pimenta do reino e sal para temperar
Queijo Parmesão
Uma mão cheia de manjericão picado
2 latas (cada uma com 400g) de tomates pelados
Mussarela de bufala (opcional)
Farinha de rosca (opcional)
Vinagre de vinho tinto (opcional)

Modo de fazer: 
1. Em uma panela, coloque a cebola picada, o alho amassado e o orégano com óleo e deixe refogar por cerca de 10 minutos em fogo médio.
2. Durante esses dez minutos, lave as berinjelas, corte o talo e corte-as em fatias de cerca de 1 cm de espessura. Leve as fatias de berinjela para um grill e asse-as. Eu não tinha o grill, então fritei com azeite de oliva.
3.  Quando a cebola estiver refogada, acrescente os tomates pelados, quebre-os e mexa. Deixe o molho ferver em fogo médio por cerca de 30 minutos.
4. Após os 30 minutos, acrescente ao molho o manjericão e o vinagre de vinho (o vinagre é opcional). O ponto do molho é quando ele reduzir um pouco e estiver mais espesso.
5. Em uma assadeira funda, coloque uma fina camada de molho de tomates e queijo parmesão ralado por cima. Acrescente uma camada de berinjelas e repita o processo: molho – parmesão – berinjelas até acabar.
6. No topo, você pode colocar a mussarela de búfala e/ou a farinha de rosca. Eu coloquei a mussarela e ficou divina.
7. Leve ao forno por cerca de 25 minutos.