Pão fácil: pães de leite

Eu e meu marido começamos a “Batalha dos pães”. Todo final de semana um de nós tenta um pão diferente para ver quem faz pão melhor. Eu amei essa receita do Na minha panela, é mega fácil, o pão fica super fofinho e delicioso. Ah! Ainda dá para congelar!

Ingredientes: 
500g de farinha de trigo
250ml de leite morno
3 colheres de sopa de manteiga (eu usei light e deu certo)
3 colheres de sopa de açúcar (eu usei adoçante para forno e fogão)
1 colher de sopa de fermento para pão (aquele seco)
1 colher de café de sal
1 gema para pincelar
1. Em um copo grande ou recipiente, misture o leite, o açúcar, o fermento e duas colheres da farinha de trigo. Deixe a mistura crescer, fermentar.
2. Junte a farinha, o sal, a manteiga e a mistura fermentada.
3. Sove bem a massa e quando ela estiver pronta (você vai ver que ela vai desgrudar do recipiente em que ela está), faça uma bola e corte um pouco a superfície para oxigenar. Deixe a massa descansar para crescer por cerca de uma hora em um recipiente coberta por um pano.
4. Enquanto a massa cresce, passe um pouco de manteiga numa travessa e polvilhe farinha de trigo por cima.
5. Após uma hora, você irá notar que a massa cresceu. Divida a massa em 8 bolinhas, coloque-as na travessa e espere-as crescer por mais 20 minutos.
6. Pincele as gemas nas bolinhas de pão e leve para assar por mais ou menos 30 minutos, ou até os pãezinhos estarem dourados e lindos.
Considerações Importantes:
Congelamento: Eu congelei parte dos meus pães. Para isso, levei todos os pães para assar juntos, quando eles já estavam meio assadinhos, mas ainda branquinhos, tirei do forno os que eu queria congelar, coloquei num recipiente e ao esfriar levei ao freezer. No outro dia, para comê-los, tirei-os do freezer, deixei descongelar um pouco e levei ao forno novamente até ficarem bem dourados.
Crescimento da mistura e da massa: A minha mistura não estava crescendo, até que pedi um help dos amigos do grupo da blogagem coletiva no facebook e eles me disseram para dar calor à mistura. Aqueci a cozinha, pois estava muito fria e a mistura começou a crescer. Portanto, para fazer a mistura e a massa crescerem, coloque-as em um ambiente mais quentinho.
Temperatura do forno: Não pré-aqueci o forno.
Para assar: Conforme li nos comentários do post no blog Na minha Panela, eu coloquei embaixo da travessa com os pães outra travessa, assim o fundo dos pães não assou muito e a casca ficou mais gostosa.