Torta pudim de Ricota

Ingredientes: 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro, 1 colher de chá de canela em pó, 1 pitada de canela (para decorar), 1 unidade de ricota, 5 ovos (destes, 3 você separa a gema da clara), 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1/4 de xícara de açúcar, 2 colheres de sopa de raspas de laranja, raspas de 1 limão e 2 colheres de sopa de Grappa ou Brandy.

Modo de Preparo: Pré aquecer o forno a uma temperatura média. Untar uma forma de fundo removível com manteiga e farinha. Em um recipiente pequeno misture o açúcar de confeiteiro com a pitada de canela em pó (reserve para decorar no fim). Em um recipiente grande, misture a ricota, 1 colher de chá de canela em pó, 2 ovos inteiros, 3 gemas, a farinha, o açúcar, as raspas de limão e laranja e  a Grappa ou o Brandy. Misture bem. Em uma batedeira, bata as 3 claras de ovos restantes até formarem picos (clara em neves). Misture as claras batidas com o restante dos ingredientes do recipiente grande. Coloque a mistura na forma, asse no forno por 30 minutos. Desligue o forno e deixe a forma no forno por mais uns 5 minutos (atenção: forno desligado). Retire, coloque em um prato para bolo e sirva.

Como servir: Coloque a mistura de açúcar de confeiteiro com uma pitada de canela em um coador e dê leves batidinhas por cima da torta-pudim para dar o acabamento final. Você poderá servi-la inteira e cortar na hora, na mesa mesmo. Ou pode cortar os pedaços e servir um prato por vez. Para fazer um charme, decore com canela e pau e uma folhinha de menta/hortelã.