Categoria: Receitas

Mousse de Óreo

Olá minha gente!!! O meu irmão andava a me pedir a algum tempo um docinho que levasse bolacha oreo então decidi fazer uma mousse…. que fica bem docinha e é muito económica.

Espero que gostem!!!

 

INGREDIENTES:
12 Bolachas Oreo
2 pacote de natas
1 lata de leite condensado

MODO DE PREPARO:
Triture as bolachas e reserve.
Bata as natas até ficarem fofas, e juntar o leite condensado. Misturar tudo muito bem e por fim envolver as bolachas. Levar ao frio pelo menos 2 horas.

Bom Apetite!!

Cookies Termonix

Ingredientes:

1 tablete de chocolate
1ovo
90gr de açúcar
1 pitada de sal
180g de farinha com fermento
60gr de manteiga
1 clh. chá de fermento
2 clh. sopa de açúcar baunilhado

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo da bimby o chocolate partido aos bocados e rale uns segundos. Retire e reserve.
Forre um tabuleiro do forno com papel vegetal,, reserve.
Coloque no copo todos os ingredientes à excepção das pepitas de chocolate e misture 15seg./vel.5
Junte as pepitas e misture 15seg./vel.4.
Formar pequenas bolas com a massa e colocar no tabuleiro e espalmá-las com a palma da mão.
Leve ao forno 15 a 25min.

Lombinho de Porco

Foi-se o tempo em que acreditava-se que a carne de porco era prejudicial a saúde. Dois dos principais motivos que aumentavam a suspeita de comer o porquinho eram a forma como o animal era criado e o alto percentual de gordura que a carne possuía. Para culminar, ainda veio a onda da gripe suína. O pobre do porquinho virou o vilão.

O que muitos não sabem é que as condições de criação dos animais melhorou muito. As regras da Vigilância Sanitária obrigaram os criadores a se adequar. Uma maior seleção nos cruzamentos também contribuiu para gerar novos porquinhos, agora mais “magros”. Ou melhor, menos gordos. Hehehe. O fator positivo é que a carne de porco possui maior quantidade de gordura boa do que ruim. E o nível de colesterol que a carne suína possui é semelhante hoje a bovinos e aves. O camarão, tem mais colesterol que a carne de porco, sabia? Ou seja, dá para comer carne de porco com menos culpa. Certo? Então delicie-se com a receita que preparei para essa semana.

Ingredientes: Lombinho de porco (cortado em filés), 1 cebola cortada em rodelas,  batata, chuchu e cenoura (em pedacinhos), sal, pimenta, açúcar mascavo e vinho branco.

Modo de Preparo: Refogue a cebola, deixe “chorar” bem e acrescente uma colher de chá de açúcar mascavo.  Coloque os pedaços de porco para grelhar. Depois de dourar, adicione o vinho branco. Deixe reduzir um pouco e então está pronto.

Modo de Preparo dos legumes: Cozinhe os legumes na água e sal ou no vapor.

Serviço: Monte o prato como a sua imaginação desejar.

Fonte: Sadia

Torta pudim de Ricota

Ingredientes: 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro, 1 colher de chá de canela em pó, 1 pitada de canela (para decorar), 1 unidade de ricota, 5 ovos (destes, 3 você separa a gema da clara), 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1/4 de xícara de açúcar, 2 colheres de sopa de raspas de laranja, raspas de 1 limão e 2 colheres de sopa de Grappa ou Brandy.

Modo de Preparo: Pré aquecer o forno a uma temperatura média. Untar uma forma de fundo removível com manteiga e farinha. Em um recipiente pequeno misture o açúcar de confeiteiro com a pitada de canela em pó (reserve para decorar no fim). Em um recipiente grande, misture a ricota, 1 colher de chá de canela em pó, 2 ovos inteiros, 3 gemas, a farinha, o açúcar, as raspas de limão e laranja e  a Grappa ou o Brandy. Misture bem. Em uma batedeira, bata as 3 claras de ovos restantes até formarem picos (clara em neves). Misture as claras batidas com o restante dos ingredientes do recipiente grande. Coloque a mistura na forma, asse no forno por 30 minutos. Desligue o forno e deixe a forma no forno por mais uns 5 minutos (atenção: forno desligado). Retire, coloque em um prato para bolo e sirva.

Como servir: Coloque a mistura de açúcar de confeiteiro com uma pitada de canela em um coador e dê leves batidinhas por cima da torta-pudim para dar o acabamento final. Você poderá servi-la inteira e cortar na hora, na mesa mesmo. Ou pode cortar os pedaços e servir um prato por vez. Para fazer um charme, decore com canela e pau e uma folhinha de menta/hortelã.

Um sonho de Bolo

Hummm o cheiro desse bolo parece ter chegado até aqui. Que beleza de trabalho. Aproveite o fim de semana para relaxar em casa. Se aventure na cozinha. Faça uma receita reconfortante. Pegue um livro para ler. Sente-se na poltrona mais confortável da casa. Parta um pedaço do bolo. Acompanhe com um chá. Coloque os pés pra cima. E delicie-se com esses momentos só seus!

Ingredientes: 2 xícaras de beterraba cozida, 2 x. de farinha, 1 1/2 x. de açúcar mascavo, 1 barra de chocolate meio-amargo, 2 colheres chá de bicarbonato, 1/4 colher de chá de sal, 1 colher de chá de baunilha, 1 x. de manteiga e 3 ovos.

Modo de Preparo: Em uma tigela, faça um creme com 3/4 xícara de manteiga e açúcar mascavo. Adicione os ovos, misture bem. Derreta o chocolate com a manteiga restante, misture até ficar homogêneo. Deixar esfriar um pouco. Pegue a mistura de chocolate e adicione a beterraba e baunilha no creme. Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal. Adicione à mistura de creme (aquela lá no começo) e misture bem. Despeje em uma forma. Asse em forno a 375˚ por 40 minutos ou até que você enfie um palito e ele saia limpo. Deixe esfriar antes de desenformar. Ao servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Salada de Bacalhau com Grão de Bico

Adoro grão de bico!!! Essa salada de bacalhau com grão-de bico então, hummmm!!! De dar água-na-boca! Essa receita faz parte de uma campanha de postagens coletivas de saladas organizada pelo Blogs de Culinária. Já que a minha missão na outra salada falhou (raíz de aipo, isso existe???), resolvi optar por uma das minhas “top 10″ receitas.

Salada de Bacalhau com Grão de Bico

Ideia boa de receita para o fim de semana ou não é?

Ingredientes: 1/2kg de grão de bico; 1/2kg de bacalhau; 1 cebola; salsa, cebolinha, sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo: Coloque o grão de bico de molho em água fria na véspera. No dia seguinte, escorra a água e esfregue o grão-de-bico entre as mãos para que ele solte as peles. Cozinhe em fogo alto com bastante água. Os grãos devem ficar macios e inteiros. Escorra e reserve. O bacalhau também deve ser demolhado para retirar o sal em excesso. Prefira bacalhau em lascas para fazer esta salada. Refogue a cebola cortada em rodelas no azeite até ela ficar bem dourada. Coloque o bacalhau, mexa com o refogado da cebola. Acrescente sal e pimenta do reino à gosto. Coloque salsa e cebolinha picadinhas e junte com o grão de bico que já estava pronto. Coloque mais azeite para que a salada fique bem saborosa.

Tiramisu Italiano da Lari

O Tiramisu virou a “minha especialidade da casa” (no quesito doces) desde o primeiro dia que fiz esta receita. Tudo bem, o preparo não tem nenhum mistério. Mas acho que o fato de preparar esta receita com café expresso, dá um toque mais acentuado ao sabor. Além do chocolate ao leite, que ralo na hora, por cima da última camada de creme, para dar o acabamento e o gostinho de chocolate. Essa foi uma das receitas doces escolhidas para nossa Páscoa. Já que o chocolate é a grande estrela da data, nada melhor do que quebrar um pouco com um prato que mistura doce e amargo. Quer ver como faz?

Ingredientes: 1/2 kg de Queijo Mascarpone; 5 ovos; 5 colheres de açúcar; biscoito champagne e café pronto feito na hora.

Modo de Preparo: Bater as claras em neve. Bater as gemas com o açúcar. Acrescentar às gemas batidas o Mascarpone e as claras em neve. Molhar os biscoitos no café e fazer camadas alternanando os biscoitos com o creme. Na última camada de creme, colocar raspas de chocolate ou chocolate ralado.

Dicas: Para que o Tiramisu fique com aquele gosto de café italiano (que só eles sabem fazer, hummm), uso o café expresso nesta receita. Mas se você gosta do café mais suave, fazê-lo da forma tradicional é o mais indicado.

Frango com Grão de Bico

Oi Meninas(os)!!!
Hoje trago pra vocês essa receitinha que é super saborosa e light (maravilhaaa). Aprendi essa daqui num spa que fui uma vez, gostei tanto que “implorei” (médio) para a cozinheira me dar a receita. A receita original é de filé mignon e não leva cenoura.
Eu reassumi o meu compromisso com a beleza, por isso nessa cozinha a chance de sair várias receitinhas light é beeeem grande.
Espero que vocês gostem!
 
Ingredientes:
700g de peito de frango cortado em tiras
Suco de 1 limão
4 colheres (sopa) de molho de tomate (usei pomarola)
1xíc (chá) de água
2 dentes de alho espremido
1 cebola picada 
1 tomate picado em cubos
1 cenoura ralada
2 xíc (chá) de grão-de-bico cozido e escorrido
Hortelã (usei umas 10 folhas)
 
Modo de fazer:
Grão-de-bico: Deixe de molho por umas 2 horas. Lave o grão de bico e leve para a panela de pressão, depois que pegar pressão, deixe cozinhar uns 25-30 minutos. Reserve. 

Em uma panela coloque o frango temperado com sal, alho, suco de limão e deixe ele cozinhar até secar toda água e dourar um pouco. Acrescente o tomate, a cebola, a cenoura e mexa bem. Acrescente também o molho de tomate e a água e deixe cozinhar por alguns minutinhos. Adicione o grão-de-bico e a hortelã (usei cebolinha também). Confira o sal e pronto. Eu servi com arroz integral e alface americana. 

Ahhh, uma coisa que sempre faço é congelar em porções individuais o que sobrou, assim fica mais fácil não cair na tentação e abusar do tamanho da porção.
Mais uma coisinha que esqueci de dizer, na hora que cozinhei o grão-de-bico, coloquei um fiozinho de óleo.

Fotos: Paixão com Fogão

Fritas (Poutine)

Oi Meninas(os)!!!
A receitinha de hoje é um prato típico do canadá, fica super gostoso e super fácil de fazer!
Bora variar a batata frita de todo dia…rs


Ingredientes:
250g de batata congelada (aquelas vendidas no supermercado)
150g de queijo cottage ou ricota (usei ricota)
100g de cenoura
100g de salsão
100g de cebola
30g de manteiga sem sal
30g de farinha de trigo
Molho roti em pó – qb
Sal – qb
pimenta-do-reino – qb

Modo de fazer:

1. Derreta a manteiga e refogue a cebola, a cenoura e o salsão cortados em cubos pequenos, junte a farinha e misture, acrescente o molho roti já dissolvido em 500ml de água e leve a cozinhar até engrossar, coe e corrija de sal e pimenta preta, reserve.

2. Frite as batatas até ficarem douradas, acomode em uma tigela funda, tempere com sal, espalhe por cima o molho e jogue por cima o queijo (usamos uma peneira para ralar a ricota).

Foto: Paixão com Fogão

Bolo de Aniversário Floresta Negra

Meu marido comemorou mais um ano de vida e quis de fazer um bolo de aniversário diferente. Encontrei aqui 25 receitas de bolo de aniversário que são umas melhores que as outras e no final optei pelo bolo floresta negra.
Bolo de Aniversário Floresta Negra
 
Ingredientes para o bolo de aniversário:
6 ovos
3 xíc de farinha de trigo
2 xíc de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
Chocolate à gosto
Ingredientes para o recheio e cobertura:
200g de manteiga sem sal
200g de açúcar 
2 latas de creme de leite
500g de cereja picada
Raspas de chocolate meio amargo e ao leite para cobrir
2 latas de leite condensado cozidas para cobrir
 
Modo de fazer:
Bata as claras em neve com uma pitada de sal, adicione o açúcar e bata bem, adicione as gemas e bata, acrescente a farinha e bata e por último, acrescente o chocolate em pó e o fermento e bata bem. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada e leve para assar em fogo baixo. Depois e assado e frio, esfarele o bolo inteiro. 
Para o creme, bata o açúcar com a manteiga até obter um creme claro. Misture o creme de leite, empregue na montagem.
Montagem:
Forre uma fôrma redonda com papel aluminio e vá montado as camadas do bolo.
Comece pelo creme, que vai ficar em contato com o papel aluminio, 2º camada de bolo, 3º camada de creme, 4º de cereja, repete o bolo, creme e cereja até o final, terminando em creme. Deixe o bolo de um dia para o outro na geladeira.

No dia seguinte, desenforme o bolo no prato que irá servir, retire todo o papel alumínio. Cubra o bolo com o leite condensado cozido (deixe na pressão por 40 minutos) e finalize com as raspas de chocolate. 

A mesa do bolo de aniversário ficou assim!!!
Fotos: Paixão com Fogão